Sou daquelas que fica pensando em tudo, analisando detalhes... buscando as verdades no silêncio, nas palavras que se perderam antes mesmo de serem ditas... as mentiras ouvidas calmamente... os mistérios naquilo que não vemos... as razões do ser e do acontecer...
E nos últimos dias tenho filosofado sobre o que é viver... o que é ser... a diferença entre aproveitar a vida e vê-la passar... o equilíbrio entre cuidar de mim mesma e olhar para o outro...
O quanto já fiz por mim... do que já abri mão... pelo quê já batalhei. As atitudes certas que tomei... os pequenos arrependimentos... o que me tornei em razão dos “sim” e dos “não”... quantas vezes me admirei ou me detestei...
E acabou caindo no meu colo um texto de Chaplin... caindo perfeitamente... uma resposta... um olhar certeiro... Por isso, vou compartilhá-lo hoje no primeiro bate-papo:
“Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades. Hoje sei que isso... Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é... Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é... Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.Hoje descobri a... Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas, quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... Saber viver!"

Aprendendo...
bjon
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário